TUDO PARA FAZER UM PROGRAMA DE FIDELIDADE FOODSERVICE

TUDO PARA FAZER UM PROGRAMA DE FIDELIDADE FOODSERVICE -

A implantação de um programa de fidelidade de cliente no segmento de food service faz uma imensa diferença para o crescimento do negócio. Afinal, cliente satisfeito retorna com frequência ao estabelecimento. A retenção e fidelização de clientes são as principais armas para quem quer manter a saúde dos negócios, e uma das estratégias de marketing mais eficaz é a obtenção de um programa de fidelidade.

No mercado de food service, isso não é diferente. A busca por iniciativas novas para estreitar o relacionamento da marca com o consumidor não possui limites para a criatividade. Vamos explicar o conceito dessa técnica de marketing, assim, você poderá aplicá-la com maior eficácia ao seu negócio. Em um mercado altamente concorrido do ramo gastronômico esse programa de fidelidade pode se tornar um poderoso diferencial diante aos concorrentes.

Já que é cada vez mais comum que as qualidades dos produtos e do atendimento se equiparem, aumentando a importância das conexões com os clientes. Quando o assunto é fidelização, o gestor do negócio precisa compreender que ele sempre tem de suprir uma dor ou desejo do cliente, a partir disso, cria-se ações para que os dois sentimentos seja suprido pelo seu serviço/produto. Para manter a maestria nesse sentido é primordial focar na experiência do seu consumidor.

Com o alto índice de concorrência no mercado de empreendimentos gastronômicos manter uma experiência satisfatória ao cliente faz com que o mesmo retorne mais vezes ao negócio, mas ao falarmos de experiência oferecendo um programa de fidelidade vai muito além de preencher um cartão para oferecer prêmios e cortesias ao cliente. Para isso, o cliente precisa ser surpreendido para se lembrar desse diferencial do seu negócio e fazer com que ele retorne sempre.

Afinal, como fidelizar esse cliente indo além?

Um bom programa para o seu negócio precisa fazer sentido para o seu cliente e entregar algo que ele considere de valor, para dar início a essa ideia pense sempre naquilo que o seu cliente busca e apenas o seu estabelecimento pode oferecer, isso pode ser desde a qualidade dos seus produtos, o ambiente, atendimento e todos os fatores que vão diferencial o seu negócio comparado aos concorrentes. Sabe aquele produto que é muito conhecido e todo mundo tem de experimentar, pode ser o principal foco para oferecer esse valor ao seu cliente.

Faça ainda, o acompanhamento da jornada do seu cliente, ou seja, conheça todos os processos pelo qual ele passa desde o momento em escolher entrar no seu empreendimento até o momento de pagar e ir embora do local. Ao mapear esse processo é possível criar um diferencial que surpreenda o seu cliente.

Nesses momentos de adaptação e criação de novos métodos para aplicação, crescimento e fidelização da sua empresa com o cliente, aproveite das ferramentas do momento, nesse caso use o poder das redes sociais, canais como Facebook e Instagram são essenciais para construir um relacionamento mais próximo aos clientes. Ofereça a eles informações de como você se preocupa em proporcionar a eles uma experiência única, um dos exemplos é como muitas das empresas de alimentação mostram todo o seu processo de preparo e as adaptações para melhorar a qualidade do produto. Demonstrando que o seu negócio busca melhorar e oferecer o melhor ao cliente.

As pessoas precisam e querem uma causa para acreditar, e se os donos de empresas não souberem fazer isso estarão perdendo uma grande oportunidade em se manter conectado aos clientes. E inclua os clientes nas ações que realizar, envolva eles e o traga para as atividades dentro do estabelecimento. Mostre o trabalho que a sua empresa oferece, para conhecer os esforços que são realizados e todo o carinho nos processos antes de chegar até a mesa.

É possível trabalhar a fidelização dos clientes no food service e levar a outros patamares e, assim, envolver realmente o cliente com o seu estabelecimento. Essa fidelização é um processo natural a ser trabalhado pelo marketing para enaltecer o diferencial e, depois, ser confirmado a experiência que você oferece ao cliente logo que ele entrar dentro do restaurantes, como resultado você verá o aumento na recorrência de clientes fidelizados e claro, um aumento de faturamento e crescimento.


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