Siri, Cortana, Alexa: Confira como utilizar o assistente de voz

Siri, Cortana, Alexa: Confira como utilizar o assistente de voz -

Acessar os aplicativos e funções dos dispositivos móveis utilizando cliques se tornou coisa do passado. Há algum tempo o Iphone e os sistemas com android possuem o assistente de voz. E essa ferramenta vem pra dominar o quarto, a sala, a cozinha, o carro...

Esse é o caso da Philips Hue que, a partir do seu aplicativo, controla a intensidade de iluminação em cada ambiente. E que no momento possui uma parceria com o Google para utilizar o Gloogle Assistente. A empresa que antes era conhecida como Philips Lightning, agora é Signify e está aprimorando essa parceria para a aplicação das diversas funcionalidades, como o alarme único que ao ativar o Google ele corresponde de forma suave para acordar o usuário. A programação para luz acessa no dia seguinte, e a ativação de múltiplos usuários para utlizarem o sistema.

E você vem utilizando o assistente de voz ou não sabe como utilizar? Nós iremos ajudar você!
Vamos começar falando um pouco sobre cada assistente disponível que temos no mercado, o mais conhecido e antigo é o Siri da Apple, existe desde outubro de 2011 quando foi lançado no iOS 8.3, no Brasil surge a algumas atualizações depois com a ferramenta de dormir e acordar que defini os horários que as luzes serão apagadas e acessas. Depois tivemos a compreensão da língua portuguesa pelo sistema, e ainda contendo a voz feminina e masculina como diferencial.

O assistente do Android surgiu em 2012 com o Google Now que apenas compreendia as ordens do usuário e realizava, sem contar com a interação direta e personalizada. Isso mudou no ano de 2016 com a chegada do Google Assistente e no ano seguinte foi transportada para outros dispositivos, e contendo o português como uma das línguas interpretadas pelo sistema.

Uma das concorrentes da Siri e do Google Assistente é a Alexa da Amazon muito utilizada fora do Brasil, já que essa não contém a língua portuguesa em sua configuração, a mesma realiza compras no mercado da Amazon e a partir do comando do usuário, o mesmo acende luzes e toca musicas escolhidas. E ainda temos a Cortana da Microsoft que faz os mesmos comandos dos rivais e utiliza o Bing como forma de pesquisa e informação.

POR FIM, COMO UTILIZAR O ASSISTENTE DE VOZ?

Vamos pensar nos sistemas mais utilizados que temos disponível no Brasil, o Google Assistente e o Siri. Quem possui no programa da Apple basta entrar em Ajustes e na opção “Siri e busca” e clicando nela podemos ativar o comando de voz dizendo “E aí Siri”, “Olá, Siri” e “Tudo bem, Siri?”. Você também pode acionar o Siri apertando o botão iniciar que é o principal do celular, menos no caso do Iphone X. E nesse modelo mais atual você pode ativar apertando o botão direito do aparelho.

Esses assistentes de voz podem auxiliar em diversas duvidas que surgirem em diferentes momentos, ajuda a encontrar e ativar outros aplicativos do dispositivo e ainda a criar regras e padrões para ajudar você nas tarefas do dia-a-dia. Podendo ver o caminho mais próximo, qual o placar do jogo, quanto é 10+10, solicitar que toque uma musica que você mais gosta e vários outros comandos que o assistente corresponde. E até mesmo brincar com a Siri com perguntas sobre ela mesma, como o time que torce, e ainda o seus gostos.
E se você não quer o assistente de voz bisbilhotando tudo que você faz, também podemos desativa-los. No caso da Siri podemos realizar a partir do mesmo processo da ativação, indo em Ajustes, na opção “Siri e Busca” e então tirar a seleção da opção dele de “Pressionar inicio do Siri”.

Para o sistema do Android primeiramente você deve ativar o assistente, podendo ser pelo botão do home ou ativação por voz no “Ok Google”. Deve selecionar o ícone azul na tela com os 3 pontinhos e ir em configuração, clicar na opção “Celular”, sendo que nessa opção você pode desativar ou desligar o comando do assistente de voz.

E deve estar se perguntando onde encontrar esse assistente de voz no seu dispositivo e a resposta é simples, ele já vem embutido nos diferentes sistemas. E ainda temos os que podem ser baixados como é o caso do Google Assistente que está disponível para iOS e Android, e também a Alexa e Cortana que estão todos disponíveis no App Store.


  Automação