PRÁTICAS PARA BARES E RESTAURANTES LIDAREM COM O CORONAVÍRUS

PRÁTICAS PARA BARES E RESTAURANTES LIDAREM COM O CORONAVÍRUS -

Ao acompanhar os noticiários nas últimas semanas, um dos principais assuntos se tornou a pandemia do Covid-19, conhecida mundialmente como coronavírus, sendo considera uma classe de vírus que provoca doenças com sintomas similares a uma gripe comum. A Covid-19, causada pelo novo coronavírus (chamado de SARS-CoV-2), pode evoluir e causar complicações no sistema respiratório, principalmente em pessoas com imunidade comprometida. São diversos casos onde o paciente chegou a óbito, outros que se encontram em estado grave e as pessoas que estão no estágio inicial do vírus.

A transmissão dessa pandemia atual é o mesmo de outros tipos de gripe, a partir de dispersão de gotícula de saliva através de tosse ou espirro, ou manusear objetos e superfícies contaminas e depois levadas as mãos, olhos e boca. Por isso, é essencial manter hábitos simples de higiene, as vacinas estão sendo desenvolvidas, portanto, a prevenção e cuidado é uma forma de evitar o contágio.

Para os ambientes com maior fluxo de pessoas as prevenções são essenciais, no caso de bares e restaurantes é primordial manter os cuidados e boas práticas. Essas empresas já possuem procedimentos para evitar a transmissão de gripe e outras doenças que também contribuem para o contágio, porém, vale destacar alguns pontos em relação ao trabalho na empresa e na relação cotidiana com os clientes.

 

DICAS E SUGESTÕES

Uma das primeiras dicas e sugestões é reunir os funcionários e explicar a eles que não há razão para se alarmar. Reforce instruções da importância em seguir os procedimentos de higiene na cozinha, no salão e outros ambientes da empresa. Instruir para que lavem as mãos já que é um dos itens mais importante para todos – do pessoal da cozinha, salão, atendimento e até mesmo os clientes. Tenham cuidado para que todos estejam informados sobre a importância de manter as mãos limpas e cuide para que as pias estejam abastecidas com sabão, papel-toalha e álcool 70%.

A utilização de álcool em gel é uma das maneiras eficientes de manter as mãos higienizadas e evitar o contágio por contato. Disponibilize um frasco com álcool 70% que é o mais recomendado para os funcionários e clientes, se possível próximo aos pratos do bufê, por exemplo. Para os caixas e garçons também é muito útil que esteja próximo, já que não pode deixar o posto com frequência para lavar as mãos e possuem contato direto com todo o salão.

Realize a higienização dos pratos, copos e talheres com cuidados e da maneira correta, os funcionários que estão encarregados de manipular os itens sujos o indicado é a utilização de luvas. E para oferecerem os pratos, talheres e copos para os clientes é essencial seguir as boas práticas, lavando bem as mãos antes de manipular os itens limpos para minimizar se possível os riscos de contato. Se o seu restaurante trabalha com self-service os itens devem ser postos a mesa somente na hora do serviço, evitando a exposição e o risco de contaminação, e no caso do La Carte os talheres podem estar dentro de saquinhos de papel.

Em locais que possui ar-condicionado mantenha, se possível, o ambiente da cozinha e do salão bem ventilados, verifique se o aparelho possui filtros limpos e se a manutenção está em dia. Essas são algumas dicas para higienização e controle básico para a proliferação do coronavírus, em caso de mais informações procure o portal do Ministério da Saúde e mantenha-se prevenido.  


  Automação


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0