NOTA FISCAL ELETRÔNICA. SAIBA TUDO!

NOTA FISCAL ELETRÔNICA. SAIBA TUDO! -

Todo tipo de negócio precisa prestar contas e pagar os impostos de forma correta, ao menos que seja isento. Caso contrário, deverá cumprir com juros e multas, que podem comprometer o sucesso e andamento da empresa. Por essa razão é preciso compreender a importância da nota fiscal eletrônica e como pode ajudar no seu empreendimento. E claro, esse assunto não é voltado apenas a empreendedores, é de fundamental relevância a compreensão dos consumidores, para reconhecer os seus direitos.

A nota fiscal é um documento obrigatório em qualquer tipo de venda, tanto de produtos e de prestação de serviços. É um recibo fiscal emitido como registro a ser documentado as transações de mercadorias e serviços. E conta ainda com uma importante finalidade que é o momento do recolhimento dos impostos feito pelos empreendedores. Sendo um documento comprobatório de transações comerciais que apontam o capital de entrada e saída de um estabelecimento.

É por meio da emissão da nota fiscal que a Receita Federal pode calcular a movimentação de dinheiro e outras atividades comerciais, já que todo esse processo deve ser informado ao governo e que fazem diferença ao declarar os impostos. Toda movimentação comercial quando não é emitida, é considerada como omissão de declarações ao governo, conhecido como sonegação fiscal.

Por essa razão é importante que os próprios consumidores exijam a emissão da nota como forma de comprovação ao realizar alguma compra, podendo ser comprar de valor pequeno ou grande. Se você tem um empreendimento, a utilização da nota fiscal ainda é uma boa prova de que paga os devidos tributos.

Nesse processo de emissão da nota fiscal e o lançamento a Receita Federal para comprovação da movimentação comercial e o pagamento de impostos, foi uma evolução do mercado que conta com várias formas de lançamento e armazenamento desses dados emitidos.

E uma das principais é a NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) que funciona da mesma forma da nota fiscal tradicional que levava certo tempo para o empreendedor ou funcionário preencher e disponibilizar ao consumidor. A eletrônica veio para trazer um formato digital, transmitindo via internet todos esses processos arcaicos.

Esse formato tem a finalidade em fazer com que os documentos oficiais se tornem mais práticos a serem mantidos. Com isso, a Nota Fiscal Eletrônica, cada vez mais, vem substituindo a emissão do documento impresso.

A validade jurídica da Nota Fiscal Eletrônica é garantida pela assinatura digital e possibilita ao Fisco o acompanhamento em tempo real das transferências. No estado de São Paulo, essa emissão além de ser autorizada, é também obrigatória para os empreendimentos.

A NF-e podem ser lançado tanto em produtos e serviços, no ambiente físico e no digital, facilitando e modernizando as empresas que substituem a enorme quantidade de papéis que eram necessários para realizar a emissão manualmente.

Com a utilização desse formato de emissão as vantagens são inúmeras tornando todo o processo mais rápido e simples, e com uma fiscalização melhor. Sendo feito diretamente pela internet, sem complicações. E para essa emissão é necessário que possua um software que irá gerar a nota fiscal eletrônica. Como estamos na era digital, é preciso desapegar-se dos papéis e dos processos manuais, adquirindo uma automação de qualidade ao seu negócio.

Esse é o caso do software disponibilizado pela AJX Automação Comercial, que conta com um sistema completo de gestão e ainda contribui de forma fácil e simples para a emissão da NF-e, com um processo 100% automatizado.

                       

 


  Automação