MEDIDAS A SEREM TOMADAS POR BARES E RESTAURANTES NESSA RETOMADA E O DESAFIO DE ADAPTAR AO NOVO PADRÃO DE CONSUMO DOS CLIENTES

MEDIDAS A SEREM TOMADAS POR BARES E RESTAURANTES NESSA RETOMADA E O DESAFIO DE ADAPTAR AO NOVO PADRÃO DE CONSUMO DOS CLIENTES -

Após um longo período de mudanças no mundo todo, contando com atendimento restrito e em muitos casos suspensos ou inexistentes, bares e restaurantes aos poucos retornam suas atividades em boa parte do Brasil. Com essa nova etapa de reabertura, os donos de restaurantes possuem novos desafios pela frente, sendo as principais: atender todas as exigências de funcionamento mantendo a atenção as medidas de segurança e higiene, e estar preparado para a recepção de um novo comportamento do cliente, que são mais cautelosos e com um novo estilo de consumo.

É preciso retornar com total acompanhamento e gestão correta para garantir segurança e equilibro do caixa da empresa. Já que nesse novo modelo de consumo, o empreendedor precisa se reinventar e adaptar o seu negócio para atrair clientes e convencê-los a retornar ao estabelecimento. Para isso, é fundamental a implantação de ações de prevenção e ser transparente informando todas as adaptações e providências tomada.

Para que possa assegurar que a população volte a frequentar bares, restaurantes, pizzarias e demais negócios de alimentação fora do lar com garantia e segurança deverá receber melhores condições higiênico-sanitárias das empresas. Vamos aproveitar para citar algumas orientações básicas a serem seguidas e que pode ajudar.

  • Atenção aos decretos estaduais e municipais da cidade que sua empresa está, as normas das instituições reguladoras e protocolos oficiais,
  • Realize o acompanhamento diário das atualizações voltadas para o segmento e implemente as que estiverem oficialmente estabelecidas,
  • Mantenha a segurança de todos, principalmente de seus colaboradores, fornecedores, funcionários e clientes,
  • Os cuidados nas higienizações dos mantimentos e equipamentos no local de preparo das refeições devem ser reforçados,
  • Mantenha esse reforço de cuidado na higienização do salão e no momento do atendimento.

 

MANTENHA A DISTÂNCIA DE SEGURANÇA

Dentre as principais preocupações do empreendedor para retornar as atividades deve ser em relação a adaptação do ambiente para oferecer e garantir segurança a todos. De forma geral, é importante garantir o alto padrão de higiene, reforçando os cuidados com a limpeza geral do estabelecimento.

Os processos de higienização da compra, recebimento e armazenamento dos produtos e mantimentos devem ser redobrados. A entrega dos fornecedores deve ser feita em um local exclusivo para isso e esse ambiente deve manter uma frequência ainda maior de higienização.

O uso de proteção com máscaras faciais e o fornecimento de álcool em gel no local é primordial em todas as empresas, e isso vale para todos, sendo funcionários, clientes e proprietário. As toalhas e outros panos utilizados em cima das mesas devem ser evitados, e em caso de uso, devem ser trocadas a cada cliente. Uma dica e alternativa nesse momento é a utilização de plásticos transparentes mais rígidos sobre as toalhas para que facilite a desinfeção do local após cada cliente.  

Evite ainda a utilização de objetos e decorações sobre a mesa, mantenha o básico e tudo muito bem higienizado a cada cliente. Outra questão importante a ser trabalhada nessa retomada é a redução da capacidade de publico no local, a orientação é de um distanciamento mínimo de 1m entre as cadeiras de clientes e de 2m entre as mesas.

Poderá sinalizar por parte das cadeiras e mesas inutilizáveis as que os clientes possam sentar-se, facilitando o entendimento ao chegar no local. Em caso de causar filas na entrada é importante manter também o distanciamento de 1m entre as pessoas, no caso de pagamentos no caixa isso deve ocorre também.

O MOMENTO DO CLIENTE

Para receber as pessoas com o estabelecimento pronto, é fundamental investir e proporcionar a experiência positiva para o cliente, lembrando que estão cautelosos para essa retomada, oferecer esse momento para ele é uma forma de garantir que o mesmo retorne. Mantenha uma pessoa na entrada para recepcionar e das boas-vindas aos que chegam, orientando a respeito do distanciamento nas filas, realizando a medição da temperatura e demais dependências do local.

Para evitar compartilhamento de objetos entre os clientes, ofereça melhores alternativas como cardápios digitais, com acesso aos produtos por leitura de QRCODE no celular e sem contato entre eles e o atendente.

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Se possível ofereça a opção delivery ou atendimento com hora marcada, com a opção de o cliente ir até a loja apenas para retirar sua refeição. Vamos aproveitar algumas dicas em relação ao ambiente, colaboradores e clientes.

AMBIENTE:

  • Realize a diminuição da capacidade de público do estabelecimento seguindo o decreto do seu município/estado,
  • Os pratos, copos, talheres e guardanapos devem ser oferecidos ao cliente com proteção,
  • Mantenha a ventilação do local revisado e higienizado, com fluxo de ar não incidindo direto nas mesas, pessoas e alimentos,
  • As maquininhas de cartão, cardápios (papel plásticos) e cadeiras devem ser higienizados após cada uso com álcool em gel 70%,
  • Higienize os sanitários de uso dos colaborados e clientes com frequência.

COLABORADORES:

  • Capacite sua equipe e colaboradores com frequência sobre as principais precauções que devem ser tomadas e mantidas no decorrer do trabalho,
  • Informe para que o contato muito próximo seja evitado, como abraços, beijos e apertos de mão,
  • Oriente sobre o trajeto entre a casa e o trabalho e uso de uniformes, que é preciso colocar direto no local de trabalho e manter os cuidados em todo o percurso,
  • Mantenha a equipe treinada e capacitada para falar sobre as medidas de segurança, utilize sinalizadores e informativos no salão, banheiro, mesas, dentre outros para manter todos informados,
  • Crie um ambiente para que os funcionários guardem objetos pessoais e de forma segura e separada entre eles,
  • Uma dica é colocar um tapete desinfetante ou mesmo álcool em um borrifador para higienização dos calçados logo na entrada,
  • Mantenha um contato com os colaboradores e peça para informarem qualquer sintoma e oriente os casos suspeitos para procurarem acompanhamento médico.

CLIENTE:

  • Se possível realize os atendimentos por agendamento e delivery,
  • Fortaleça a comunicação com seus clientes no site e redes sociais, principalmente transmitindo segurança aos clientes e deixando claro todos os próximos passos da empresa,
  • Disponibilize na chegada um local para o cliente higienizar as mãos com álcool em gel. Se desejar pode incluir um pano para limpar os pés também,
  • Inclua um cartaz informando os clientes e se houver algum sintoma, não deverá permanecer no local e procurar ajuda médica,
  • Mantenha orientação e distanciamento mínimo para a segurança dos clientes e colaboradores,
  • Solicite que o cliente esteja utilizando máscara própria ou ofereça máscara descartável,
  • Nos locais como banheiro mantenha cartazes informativos para o cliente realizar a lavagem correta das mãos e utilizarem o álcool em gel,
  • Utilize matérias de fácil desinfecção e como sugerido anteriormente aproveite para utilizar cardápios digital (CARDÁPIO DIGITAL EUTOAKI),
  • Se possível coloque uma barreira física de acrílico ou vidro no caixa, os que já estão sendo utilizados em muitos supermercados,
  • As maquininhas de cartão devem ser envelopadas com plástico filme e higienizadas após cada uso,
  • Retire as garrafas térmicas e serviços oferecidos como cortesia para evitar o contato de várias pessoas.

Retorne com consciência para segurança de todos os clientes, funcionários e colaboradores, seguindo decretos e mantendo os protocolos de segurança da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


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