INVESTIR NO DELIVERY É UMA QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA? VAMOS CONVERSAR POR ONDE COMEÇAR.

INVESTIR NO DELIVERY É UMA QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA? VAMOS CONVERSAR POR ONDE COMEÇAR. -

Exitem diversas implicações para os empresários de bares e restaurantes que buscam operar com delivery e outras formas de atendimento para se adaptar o momento atual. Devido aos acontecimentos dos últimos dias o faturamento para muitos empreendedores não é suficiente e esses novos segmentos se tornam uma opção.

MAS POR ONDE VOCÊ PODE COMEÇAR?

Você pode estar se perguntando se vale financeiramente investir nessas novas plataformas, se vai ocorrer uma boa aceitação pelos clientes, não possui em muitas vezes conhecimento sobre esse mercado, se deve investir em embalagens e na forma de oferecer o produto, como é a relação com os entregadores, como se comunicar com um novo público-alvo e com seus atuais clientes. 

CALMA VAMOS ENTENDER AS ALTERNATIVAS E VERMOS A QUE SE ENCAIXA MELHOR AO SEU NEGÓCIO.

É preciso que você defina como será suas operações e a melhor maneira para você atender o público de sua empresa. Vamos ver alguns exemplos de operações que pode trabalhar e aplicar ao seu negócio.

 

DELIVERY

Esse serviço tradicional é conhecido popularmente como o famoso serviço de entrega domiciliar, já aplicado por diversos estabelecimentos, mas com as mudanças, atualmente, vem sendo a principal ferramenta para manter as vendas. Você pode utilizar diferentes canais para atender esse formato, podendo utilizar o convencional atendimento via telefone, marketplace (aplicativos terceirizados), desenvolver o aplicativo próprio para seu negócio ou atendimento via WhatsApp.

E como funciona esse atendimento?

É simples, o cliente faz o pedido de forma online, por telefone direto no restaurante ou por aplicativos de comunicação (aplicativo próprio, WhatApp...) e recebe o pedido de forma segura no endereço que desejar, podendo o mesmo escolher endereço da casa ou em outro endereço que for adequado naquele momento. A variação que pode ocorrer é na taxa de entrega, existem sistemas para restaurantes que auxiliam nessa variação, onde você pode aplicar taxas únicas ou variáveis conforme os bairros e regiões da sua cidade.

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Em relação a forma de pagamento no delivery pode ser oferecido a forma de pagamento no dinheiro (disponibilizando troco), cartão de crédito ou débito e se preferir até mesmo o pagamento digital, em algumas empresas essa ferramenta já vem sendo aplicada.

Nesse atendimento é ideal trabalhar com um sistema de pedidos (aplicativo ou sistema de gestão), embalagens especiais para entrega, rotulagem, entregadores (podendo ser da equipe ou terceiros). Essas aplicações podem trazer diversas vantagens ao seu restaurante, oferecendo um crescimento exponencial nas suas vendas. E em outros casos dependendo das suas opções oferece algumas desvantagens em caso de assumir os custos de entrega, pagar taxas aos aplicativos terceirizados...

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E em casos de utilizar sistema e aplicativos para gerenciar, saiba otimizar as rotas, organizar os pedidos e gerenciar as vendas realizadas. O delivery pode ser considerado uma ótima alternativa a se trabalhar e invista em ferramentas que otimizem esses processos.

 

TAKE AWAY

Esse formato não é muito conhecido por nome no Brasil, mas é uma maneira simples e prática para o atendimento ao cliente. São conhecidos como restaurantes takeaway ou takeouts que para explicarmos melhor é onde os clientes podem pegar os pedidos e levar para o consumo em outro lugar. Esse consumo pode ser imediato ou posterior, vai depender do tipo de comida que oferece no cardápio.

Funciona da seguinte forma, o cliente realiza o pedido direto com um funcionário ou no próprio serviço, podendo escolher a opção de retirar na loja ou informar que é para viagem. Em muitos dos casos, esse método de atendimento, o cliente retira o pedido no balcão. As formas de pagamento são as mesmas que o delivery oferece, podendo ser no pedido ou no momento da retirada. Esse modelo é uma forma mais automatizada dos processos, onde os pedidos são informados de maneira automática no sistema e também os processos são de uma maior agilidade do preparo e na entrega, já que esse modelo conta com processos bem definidos, a desvantagem que pode ocorrer é que vai necessitar de uma pessoa dedicada somente ao atendimento.

Esse termo pode ser traduzido como “comida para levar”, onde são locais pensando em minimizar os gastos da empresa e poupar tempo do consumidor. Contando com um cardápio enxuto e poucos funcionários, já que o principal foco é a produção. Dificilmente verá um restaurante com esse formato onde os clientes estão sentados e consumindo a refeição, já que não é essa a intenção.

Portanto, esse local deve ser, principalmente, funcional para a circulação das pessoas. A maior parte desse espaço será dedicado a produção e não ao um ambiente de consumo, mas isso não significa que você não pode oferecer conforto para seus clientes. Ofereça um ótimo ambiente para retirada, com todos os sistemas e ferramentas necessárias para o cliente ser bem atendido, oferecendo esse bom atendimento e um ambiente agradável mesmo que sem o intuito de manter o cliente por mais tempo no local, fazem a diferença.

 

DRIVE-THRU

Esse atendimento também conhecido como drive-in é o serviço que você pode oferecer onde o cliente não necessita sair do veículo para realizar a sua compra. Muito conhecido e utilizado no Brasil, principalmente pelo ramo de fast food, os veículos entram em uma fila para atendimento e os pedidos são realizados, pagos e entregues por uma cabine de atendimento. O pagamento é feito no ato do pedido e já disponibiliza ao cliente o comprovante de pagamento. A maioria das empresas aceita as opções mais convencionais, como oferece no pagamento delivery (Dinheiro, cartão de crédito e débito...).

Nesse atendimento é necessário a área para o fluxo dos veículos, sistema para gerenciar os pedidos, pagamento e entrega, e embalagens especiais para viagem. Essa forma faz com que o cliente ganhe tempo já que não precisa estacionar, reduz erro nos pedidos uma vez que possui a automação e o próprio cliente realiza os pedidos. O que pode ocorrer como desvantagem nesse processo é que vai necessitar de um atendimento e produção rápida, sem muita customização, já que dependendo do formato do restaurante pode causar filas e desagrado ao cliente.

Conheça todas essas formas de atendimento e identifique a melhor alternativa para seu negócio, busque aquilo que vai facilitar no seu atendimento e também agrade ao gosto do cliente. São diferentes alternativas a serem oferecidas e melhor ainda se o seu negócio puder oferecer mais de uma opção ao cliente. 


  Automação


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