ENTENDA A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE ESTOQUE PARA SEU RESTAURANTE

ENTENDA A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE ESTOQUE PARA SEU RESTAURANTE -

Um restaurante é composto por determinados setores, que são necessários para a existência e funcionamento do mesmo. Entre eles está o estoque, que para alguns é um setor de baixa relevância, responsável apenas por armazenar insumos.

Mas esta ideia está totalmente equivocada, o estoque é um dos setores mais importantes dentro do seu restaurante, e juntamente com uma boa gestão e um controle minuncioso, esta categoria pode fazer você otimizar a produtividade dos seus produtos e com isso economizar seu dinheiro.

MAS COMO DEVE SER FEITO O CONTROLE DE ESTOQUE? QUAIS SUAS VANTAGENS?

O controle de estoque é crucial para manter a disponibilidade e, principalmente, a qualidade dos produtos oferecidos em seu restaurante.

Primeiramente, antes de pensarmos de forma administrativa, é necessário virarmos nossa atenção a organização, tanto do espaço, quanto dos produtos.

Eles devem ser dispostos de forma funcional, sempre observando as condições do produto, datas de validade, se as circunstâncias de armazenamento estão corretas, etc..

Esta organização é muito importante, principalmente para os alimentos, que estão mais sujeitos a perecividade, assim você possibilita condições para que os produtos sejam 100% aproveitados.

Só então, com o espaço do seu estoque organizado, é possível começar a questão de gerenciamento.

Após a organização do estoque do seu estabelecimento, é necessário registrar cada tipo de produto, quantidade e informações relevantes. Fazendo isso você passa a ter um conhecimento exato sobre a matéria-prima e os produtos a disposição para serem utilizados.

Lembrando que o registro de produtos oferecidos é efetuado não só na entrada, quando são comprados e armazenados, mas também na saída, quando são utilizados.

Existem diversas formas de registrar os produtos, como por exemplo a ficha técnica, que é uma anotação manual, mas sua desvantagem é que não dispõe de relatórios gerenciais e o controle deve ser efetuado diariamente, e geralmente, exige que um funcionário fique disposto em tempo integral para administrar toda movimentação neste setor, fora as chances de erros que podem ocorrer nesse processo.

COMO ADMINISTRAR MEU ESTOQUE DIARIAMENTE SEM PERDER TEMPO?

Esse é um dos questionamentos que mais assombram os empreendedores. Como manter um estoque organizado e bem gerenciado sem que se perca tempo e dinheiro neste processo?

Por isso, um sistema de automação é uma escolha prática e acessível para te auxiliar neste processo.

Um sistema oferece a você um controle preciso sobre seu estoque, onde você pode solicitar relatórios que te auxiliarão no dia a dia, e podem mostrar os produtos armazenados, quantidade, validade, custo e até mesmo produtos que estão em falta ou perto de acabar.

Estes relatórios gerenciais, se analisados e bem utilizados, fazem com que seu estabelecimento não fique mais sujeito a falta de produtos e matéria prima e nem com produtos vencidos.

Assim é possível economizar tempo, pois se os produtos forem registrados de forma pontual, com os relatórios, não é mais necessário que o estoque seja conferido toda vez que houver uma dúvida em relação a ele.

DEVO REGISTRAR SOMENTE PRODUTOS UTILIZADOS PARA PRODUZIR OS PRATOS DO CARDÁPIO?

É importante lembrar que um estabelecimento, além da sua produção e venda, tem suas necessidades internas, assim o estoque abrange todos estes insumos.

Então quando um determinado produto for registrado, é necessário especificar a qual classificação ele pertence: venda, matéria prima ou uso interno.

Você pode solicitar relações que mostrem somente produtos de uma determinada categoria, por exemplo, produtos que pertençam as “vendas”.

Desta forma os relatórios gerenciais ficam muito mais específicos e passam a ser muito pontuais, reproduzindo somente as informações que forem solicitadas por você.

Os relatórios podem ser individuais, mostrando informações somente de um produto em particular, ou em lista, mostrando uma variedade de produtos de acordo com sua solicitação.

COMO O SISTEMA DE AUTOMAÇÃO REGISTRA A SAÍDA DAS VENDAS?

O sistema gerencia a saída de produtos simultaneamente ao processo de produção e venda. Isso acontece devido ao processo de cadastro de produtos que estruturam o cardápio do restaurante.

Pois nesse processo é preciso descrever o produto a ser cadastrado e oferecido no cardápio, por exemplo se cadastrou no sistema 10 “refrigerantes”, e ao informar no sistema que foi realizado um pedido desse produto, automaticamente o sistema retira uma unidade do produto, reconhecendo que no momento possui apenas 9 unidades e que foi realizado a venda de 1 unidade.

Com isso, o sistema oferece para você também o histórico de movimentação de entrada e saída de produtos, onde você pode acessar para identificar os produtos que são mais vendidos e investir de forma certa na compra, sem gastos desnecessários.

Se você se interessou pelos relatórios gerenciais e procura um sistema para controlar seu estoque, a AJX conta com um sistema de altíssima qualidade, o AJXFood.

Além dos relatórios e do controle de estoque, ele oferece diversas outras funções, como gerenciamento de mesas e pedidos, delivery, etc..

Isso torna o gerenciamento e atendimento do seu estabelecimento muito mais prático e automatizado.

E se você tiver dúvidas ou curiosidade sobre o cadastro de produtos, os relatórios gerenciais e diversos outros assuntos, acesse nosso canal no YouTube clicando aqui e conheça muito mais sobre o sistema para seu estabelecimento.

Você também pode receber uma demonstração do sistema. Entre em contato com nosso setor comercial!


  Automação