BOAS PRÁTICAS PARA MANTER CUIDADOS COM ALIMENTOS E ATRAIR CLIENTES

BOAS PRÁTICAS PARA MANTER CUIDADOS COM ALIMENTOS E ATRAIR CLIENTES -

Atualmente, manter boas práticas de manipulação de alimentos em sua empresa é essencial. Mantendo os cuidados com o processo de preparo, armazenamento e a manipulação dos alimentos é preciso reforçar esses cuidados para oferecer segurança aos consumidores.

Claro que esses cuidados não são de hoje, é necessário cuidado redobrado, mas a preocupação com doenças que podem ser transmitidas por alimentos já existe a um tempo e devem ser prioridades nas empresas. Há alguns anos já existe uma regra que deve ser seguida em relação as exigências para boa higienização dos estabelecimentos, determinadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), podendo ser aplicado multas as empresas que não seguirem as regras determinadas.

Essa preocupação e cuidado se agravou devido aos acontecimentos que estão ocorrendo no ambiente da saúde, mesmo não obtendo registros da contaminação direta via alimentos. Independente disso é fundamental manter a atenção e redobrar esses cuidados para demonstrar aos seus clientes o quanto se importa em oferecer qualidade e segurança.

Vamos exemplificar de maneira simples as práticas a serem seguidas e que vem atraindo a atenção do cliente, afinal de contas, o cliente vai buscar por um estabelecimento que buscam esses cuidados ou aquele que determina como fator primordial pensar na saúde dos clientes e de seus colaboradores.

Essa vem sendo uma das estratégias para os restaurantes manterem o fluxo do seu faturamento e utilizar de forma a atrair os clientes ao seu negócio, visto que descuidos podem acarretar consequências graves aos clientes e as pessoas que estão a sua volta. Por isso obedeça às regras da vigilância sanitárias e manter em primeiro lugar a limpeza e higiene do local e da manipulação direta com os alimentos.

Para transmitir mais confiança e garantir a segurança, vamos iniciar essas práticas pensando desde a escolha até a venda do alimento.

 

MANTENHA O CUIDADOS NOS AMBIENTES E NA AREA DE MANUSEIO DOS PRODUTOS.

- Realize a higienização de todas as peças que possui na cozinha, como o fogão, geladeira, máquinas, etc, ou seja, tudo que for utilizado.

- Faça esterilização todos os dias dos utensílios e lave bem as panelas, copos e os alimentos, etc.

- Lave os produtos como pano de prato, toalha de mesas e todos os objetos que possuem contato no momento do preparo.

- Recolha o lixo todos os dias e mantenha separado dos produtos.

- Organize também todos os locais de trabalho, além da cozinha, mantendo tudo limpo para não trazer contaminação ao ambiente de preparo, prezando pelos funcionários e clientes.

- Mantenha ventilação e iluminação adequada, não deixando os ambientes fechados, para que haja circulação.

- Todo esse processo deve ser DIÁRIO.

 

OS CUIDADOS COM OS COLABORADORES, FORNECEDORES E ARMAZENAMENTO.

- Compre seus produtos com fornecedores de confiança e assim que receber, realize todo o processo de limpeza de cada um dos produtos.

- Fique atento as informações do produto, principalmente as datas de vencimento, para manter total qualidade do oferecido.

- Controle o tempo que os ingredientes estão armazenados, para não ocorrer contaminação de outros produtos.

- Mantenha esses produtos bem armazenados, lacrados, limpos e de fácil acesso para identificar e confirmar a data que foi armazenado.

- Da mesma forma que ao receber os produtos realizar a limpeza, sempre que for utilizar um produto que esteja guardado limpe novamente a embalagem.

 

CUIDADOS COM A HIGIENE PESSOAS, NAS ENTREGAS E COM OS ENTREGADORES.

- Invista em equipamentos de entrega e embalagens de qualidade para manter os alimentos seguros no processo de entrega.

- Oriente a todos em lavar bem as mãos, os que tem contato direto com os alimentos principalmente. Deixe a disposição também aos entregadores álcool em gel 70% por razão do contato que ocorre em todo esse processo.

- Na higiene dos que manipulam os alimentos deve sempre manter os cabelos presos, se possível com redes ou tocas, unhas bem cuidadas e limpas, invista na utilização de máscaras e luvas.

- Não tossir ou espirrar próximo dos alimentos. Em caso de algum funcionário demonstrar sintomas, é indicado afastá-lo para não manter contato no processo de preparo.

- E manter a higiene das roupas e uniformes utilizados.

 

Mesmo trabalhando apenas com delivery, invista nessa qualidade para demonstrar aos seus clientes o quanto se importa com a saúde deles e oferecer qualidade. Quando o cliente observa essas mudanças de postura são atraídos para seu negócio.


  Automação


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