AUTOMAÇÃO NOS DIFERENTES CENÁRIOS ATUAIS

AUTOMAÇÃO NOS DIFERENTES CENÁRIOS ATUAIS -

As soluções para automação são utilizadas em diversos segmentos e melhoram radicalmente qualquer negócio.

Ao falar sobre automação nas empresas, uma das primeiras coisas a se pensar são várias máquinas espalhadas e locais ultramodernos. Podemos dizer que não seja um pensamento errado, mas é uma visão um tanto que limitada, já que a automação consiste na tecnologia como suporte para tornar os processos mais eficientes. Atualmente, conta-se com a automação utilizando os aparelhos eletrônicos comuns e os que utilizam sistemas de computação segmentada para diversos cenários, podendo assim, ser aplicada em empresas de diferentes proporções, contando com vantagens na gestão do empreendimento.

ENTÃO VAMOS FALAR UM POUCO MAIS DESSES SISTEMAS E APARELHOS QUE VEM FAZENDO MUITA DIFERENÇA NA VIDA TANTO DAS EMPRESAS QUANTO DOS CLIENTES

Vamos começar falando um pouco sobre a automação industrial que surge como uma das pioneiras no ramo de desenvolvimento da tecnologia, como auxiliadora nos processos de produção, a partir das maquinas. Momento esse que passou por uma crescente reviravolta na economia, na forma de trabalho das pessoas, na produção, entre outras mudanças que ocorreram, cenário esse que ainda se encontra nos dias atuais com o lançamento de equipamentos ainda mais modernos e com atributos ainda maiores.

Além da automação no ramo industrial com o principal foco nas máquinas, tivemos a junção da automação com a informática e a criação de softwares, que trouxeram a mudança de máquinas que realizavam um mesmo processo de forma continua para processos mais inteligentes, transformando sistemas capazes de desenvolverem uma linha de raciocínio amplo. Nesses casos observamos a transformação da comunicação com aparelhos cada vez mais inteligentes, que vem trazendo a linha da inteligência artificial com o investimento de empresas como Google, Amazon, Apple, Facebook, IBM, Microsoft, entre outras empresas que investem nessa área e que estão pondo às mãos em algoritmos avançados de inteligência artificial.

Podemos observar ainda muitas empresas do mercado que já aplicam essa tecnologia como a criação da Malu (Magazine Luiza), Cortana (Microsoft), Bia (Bradesco), Aura (Vivo) e Siri (Apple). Todos como um assistente pessoal que auxilia os usuários na experiência de compra, acesso e informações sobre a empresa. São programas automatizados que reproduzem o comportamento humano e realizam a função de suporte, antes realizado por pessoas.

E essa tecnologia está presente em muitos aparelhos eletrônicos e no ambiente domiciliar. Mais calma – estamos falando ainda de sistemas que chegam no mercado aos poucos, aos quais já conseguimos observar aspectos e funções nos celulares, computadores e TVs, que utilizam desses avanços principalmente da inteligência artificial. Um exemplo que podemos ver é a utilização do Touch Screen, que já vinha sendo utilizado principalmente nos celulares e que estão presentes em computadores e na produção de televisores e utensílios domésticos, avanços que buscam facilitar e possibilitar comodidade aos usuários.

São inúmeras mudanças, e as aplicações delas são para usuário final e empresas que também utilizam a automação comercial para melhorar seus serviços de atendimento, financeiro, estoque e todos os setores de gestão que contam com os softwares e que trazem aos diferentes cenários mudanças positivas, principalmente com o armazenamento das informações e o fácil acesso. Outra inovação que vem sendo utilizada no mercado, é a leitura biométrica reconhecida como uma solução de controle para escritórios, residência e ainda vimos na ultima eleição a utilização da biométrica pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sendo obrigatório em algumas regiões o cadastro dos eleitores e que nas próximas eleições será oficialmente a nova forma de controle no momento do voto.

Esses avanços da tecnologia são no atual momento, inovações bem-vindas aos usuários e as empresas que aprimoram e conquistam maior produtividade com um gerenciamento completo do negócio. E que como visto são utilizados no comércio em geral, indústria, questões governamentais e vários ramos do mercado.


  Automação