APRENDA OS PASSOS PARA EMPREENDER E ABRIR UM NEGÓCIO

APRENDA OS PASSOS PARA EMPREENDER E ABRIR UM NEGÓCIO -

Ao ter uma ideia é necessário organização e disposição para tirá-la do papel e colocar tudo em prática, garantindo bons resultados. E nesse processo é realizado o planejamento para que tudo seja elaborado da melhor forma, sem causar imprevistos irreparáveis. As etapas são uma forma de juntar ideias e que possuem o passo a passo para colocar em prática.

Tenha uma ideia e trabalhe nela. Um dos primeiros passos é deixar essa ideia concreta sem pontos soltos. Para isso pesquise para conhecer tudo que for necessário sobre os assuntos e coisas relacionadas. Entenda o mercado, os concorrentes e também tenha contato com pessoas do ramo ou clientes que utilizam, para saber o que essa ideia de negócio irá solucionar.

Saiba assim qual o problema e a solução que essa ideia causa, tenha em mente coisas simples, algo que seja uma solução sem um custo elevado, afinal estamos diariamente diante de problemas simples que podem ser solucionados de forma simples. Lembrando que entre a ideia inicial e lançamento/inauguração de um negócio, há vários obstáculos, que podem transformar o processo em um período longo. 

E para todo o empresário de sucesso além da ideia e encontro da solução de uma necessidade do mercado, é necessário planejar tudo com antecedência, colocar cada despesa na ponta do lápis e investir na divulgação do novo negócio.

Aos realizar todo o planejamento visando o que será necessário e decidido o dia da inauguração, tenha em mente que precisa informar esse lançamento com um período de antecedência e pense nessa data levando em consideração tudo que pode influenciar nesse dia. Se o seu negócio é um barzinho, as datas de jogos importantes podem ser um bom momento. Faça a divulgação dos produtos em casos de negócio alimentício e desperte o desejo dos clientes, utilize principalmente fotos nas redes sociais.

Invista em promoções para atrair os clientes no dia da inauguração, e claro faça uma recepção calorosa para que os primeiros visitantes do local fiquem satisfeitos e possam realizar a propaganda espontânea da sua empresa. Para isso, o caminho a ser percorrido não é fácil, já pensou perder uma excelente ideia por falta de planejamento ou por uma desculpa esfarrapada?

Para ajudar você a tomar coragem e poder investir no sonhado e temido mundo do empreendedorismo, separamos algumas dicas simples que podem fazer muito diferença:

Tenha Networking (Rede de contatos) no ambiente empresarial - Existem diversos encontros de empreendedores em muitas cidades, manter esse contato é essencial para quem já possui um negócio e para quem almeja abrir uma empresa. Esse ambiente irá proporcionar o momento de reflexão diante a experiências de sucesso e fracasos nos diversos segmentos, e ainda nesse local é possível encontrar possíveis sócios, parceiros e clientes.

Aprenda a planejar e faça um plano de negócio – Invista tempo em pesquisa e na elaboração do seu planejamento, será ele quem irá definir a essência do seu negócio e identificar os possíveis desempenhos. O plano de negócio traz essa característica em observar os principais pontos a serem trabalhados e assim será possível sentir o mercado, podendo até mesmo lançar produtos de testes para identificar a reação dos consumidores.

Encontre o sócio ideal – Nesse caso é voltado para as empresas que procuram ou possuem um sócio, já que existem pessoas que sabem fazer e as que sabem vender, e independente do ramo de atuação é necessário esses dois perfis. E dividir as tarefas a partir da característica principal de cada um, ajuda o negócio a engrenar, portanto, encontre pessoas com capacidade complementares a suas.

Tente estipular o seu fluxo de caixa inicial – Ao menos tente saber de quanto irá precisar para abertura do negócio e ainda quanto tempo o caixa deverá se tornar saldo positivo? Isso tudo é essencial para o planejamento financeiro, e fique ciente que imprevistos podem surgir.

Para o planejamento estratégico é preciso preparo psicológico – Isso muda muito de uma pessoa para a outra. Cada um reage diante as circunstâncias de uma forma. Saber lidar com as frustações que o negócio pode trazer e esse preparo, pode mudar principalmente os momentos que necessitam de maior atenção e pense sempre de forma estratégica para cada ação elaborada.

Contrate bons profissionais – Uma das principais dores de cabeça do mundo empreendedor é a contratação, e a de uma empresa de contabilidade possui um peso enorme nesse quesito. Para escolher a melhor opção busque indicações e conheça clientes dessa empresa.

Esteja junto as Leis Brasileiras – Para a abertura de um negócio existem diversas burocracias, como tirar Alvará de funcionamento, e toda a documentação pública necessária que leva tempo a ser disponibilizada. Fique atento também ao período de abertura, no caso de época eleitoral podem ocorrer mudanças nesse prazo e o planejamento legal do seu negócio deve estar em paralelo com o restante da organização.

E claro, além de todas essas diretrizes e o lançamento ao mercado, fique atento a todas as mudanças, busque a inovação e tenha os avanços tecnológicos como aliado do seu empreendimento. E mantenha seu plano de negócio com seus objetivos e metas sempre atualizados.

 


  Automação