A PERCEPÇÃO DE VALOR PARA AUMENTAR OS LUCROS

A PERCEPÇÃO DE VALOR PARA AUMENTAR OS LUCROS -

A famosa lei da oferta e da procura é muito conhecida, principalmente por pessoas do ramo empresarial. Essa ideia é uma forma de demonstrar que  existem coisas que são valorizadas a partir de determinado momento, situação ou até mesmo diante ao tempo. No período da safra de frutas, os preços para compra são ótimos, mas basta fechar a colheita ou vir uma geada que os preços disparam.

Essa é uma percepção natural do mercado econômico, viemos de crises e mudanças na lei da oferta e da procura que demonstram que existem momentos ideais que valorizam ou desvalorizam certos trabalhos. Agora estamos diante de novas estratégias de mercado que não dependem da sazonalidade e que permitem valorizar os produtos, sem aumentar o valor de produção.

Isso está diante do valor que é empregado ao produto ou serviço que esteja oferecendo, e ainda, diversos outros benefícios que o cliente pode levar para casa, além apenas do produto adquirido. Ao sair para tomar um cafezinho é possível escolher diversos locais que podem oferecer esse produto, mas na cabeça do cliente ocorre um processo rápido de pesagem dos fatores, ele pode pagar R$1,00 ou R$10,00 em uma simples xícara. E o que diferencia no momento dessa escolha?

É a qualidade e o valor agregado aquele produto. Falamos de valor além das contas para fechar o mês, e sim, do valor que ele leva a mais ao adquirir o café. É o ambiente que o agrada, a cortesia junto ao cafezinho, o atendimento, a localização. São inúmeros fatores que determinam na escolha do cliente e que fazem total diferença no aumento dos lucros.

O consumidor quer sentir que está levando algo de qualidade, sem infligir os seus diretos, mesmo que para isso tenha que desembolsar um valor maior a ser pago naquilo que deseja. Ele sente que está consumindo mais do que um produto ou serviço, mas participando de uma experiência.

Uma das estratégias é demonstrar que está oferecendo algo de qualidade e com origem comprovada. Estamos presenciando essa mudança no mercado com a chegada dos produtos do mundo natural,  produtos que comparado aos consumidos normalmente, possuem valor monetário maior, mas que leva ao cliente a experiência de uma vida saudável, expectativa de vida, exclusividade com produtos selecionados e analisados, e outras experiências que vão além do consumo direto do produto.

Isso tudo se torna uma obsessão de qualidade a ser oferecida dos empreendedores aos clientes, e uma experiência além a cada consumidor. E podemos observar os resultados desse valor agregado nos números do final do mês.     


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