A MUDANÇA DE COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES NA COMPRA DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS

A MUDANÇA DE COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES NA COMPRA DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS -

As mudanças causadas nos últimos dias trouxeram diversas incertezas e impactou o mercado de produtos de consumo direto, causando também uma mudança de hábito nos consumidores, que estão em muitos casos mais cautelosos. No início dessa mudança essa cautela estava ainda maior, nos últimos dias isso melhorou e teve mais aumento de consumo através do delivery.

Como forma de prevenção, muitas pessoas tem evitado contato e procurado mais pelas vendas digitais. As necessidades de consumo não desaparecem e podem até mesmo aumentar, mas durante uma mudança consistente e grande, o comportamento de consumo pode variar conforme as etapas de avanço e as mudanças que ocorrem.

Essas etapas demonstram sinais de padrões no consumo, praticamente ligados a itens de abastecimento de emergência e suprimentos de saúde. As principais procuras foram por produtos para a manutenção geral da saúde e bem-estar, produtos para priorizar a contenção e priorizando a saúde de funcionários e clientes, um aumento no armazenamento de produtos básicos para alimentação e um aumento nas compras online.

O aumento do consumo de alimentos que ocorreu não é surpresa, junto aos produtos de higiene no Brasil e em todo o mundo. Essa mudança que o mundo sentiu alterou os hábitos de alimentação dos brasileiros, no início de tudo foi realizado uma pesquisa e mostrou que 90% das pessoas evitavam comer fora. Um impacto para os consumidores e os negócios no ramo de alimentação.

As principais preocupações são com a saúde, segurança e solidariedade, que são consideradas as principais razões para a mudança de comportamento dos consumidores. Por isso é necessário que nesse momento os estabelecimentos de alimentação criem estratégias e promovam ações que ampliem o nível de confiança, isso será vital para a sobrevivência dos estabelecimentos nesse período.

 

OS NOVOS HÁBITOS

Com o isolamento social e abertura parcial das empresas, os hábitos de alimentação mudaram. A maioria das pessoas evitam ir aos locais, evitam aglomeração, estão evitando sair de casa, deixaram de visitar amigos e parentes, diminuíram as idas a supermercado e evitam a alimentação fora. Segundo uma pesquisa realizada nesse período os pratos e culinárias preferidas das pessoas nesse momento que se mantem consumindo produtos de fora são pizzas (67%), hambúrgueres (47%), comida brasileira/oriental (44%), sanduíches (41%), massas (39%), grelhados/churrascarias (36%), doces e bolos (32%), salgados (31%) e açaí (29%).

 

DELIVERY

Mesmo com a mudança no consumo de delivery é importante entender as principais preocupações do consumidor para demonstrar responsabilidade e solidariedade pelas empresas para que os clientes sintam a confiança em consumir ou voltar a consumir os produtos. Em relação a entrega de comida, a principal preocupação do consumidor é a forma que a refeição é preparada. Em seguida a forma que o alimento é embalado, busque assim ser transparente na forma de preparo e nos cuidados com os funcionários e entregadores, e ofereça uma entrega com embalagens em segurança.

Outras preocupações são o transporte, entrega e pagamento, tudo isso pensando em receber com segurança e mantendo a saúde de todos. Nesse segmento de entrega, os clientes estão escolhendo o delivery de estabelecimentos que já confiavam antes de tudo, invista na sua lista de transmissão e nos clientes que já conhecem seus produtos. Outros motivam suas opções por promoções e descontos, independente do restaurante, esse é o momento de você oferecer ótimas opções para ganhar mais consumidores. Alguns pedem entrega de app e locais que possibilitam o delivery sem contato com o entregador, dentre essa parcela alguns procuram os que possui frete grátis e os de entrega rápida.

Então pense formas e maneiras de oferecer essas vantagens aos clientes e que vão facilitar o seu processo de venda. Dentre essas pesquisas realizadas foi identificado o motivo para a compra dos consumidores, a maioria se mostrou motivado a comprar por ações de solidariedade. Em torno de 43% dos entrevistados na pesquisa disseram que gastariam com mais refeições se parte dessa compra fosse para pessoas carentes e afetadas pelo momento atual. 29% gostariam de pedir entrega hoje e quando os locais voltarem a abrir as portas eles receberem descontos no retorno e 27% desejaram receber um frasco individual de álcool em gel com o pedido.

Esses motivos são interessantes para que aplique e seja uma saída no momento para manter o consumo constante de delivery no seu estabelecimento, são iniciativas interessantes. E ainda os principais fatores de escolha são levados em consideração a higiene e limpeza do local, preço justo, qualidade e sabor da comida, uso adequado de itens de higiene para os funcionários e lacre inviolável na embalagem da comida.

Os clientes mudaram os costumes e hábitos que tinham antigamente, agora possuem um comportamento novo condizente a essa nova realidade e estão procurando por solidariedade e olhar ao próximo. É possível observar de forma nítida essa mudança e é importante que sua empresa busque se adaptar e também oferecer aos clientes mais clareza com as ações da empresa, qualidade nos serviços, pensamento ao próximo e nos principais fatores e ainda no que sua empresa pode oferecer de melhor.


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