A EXPECTATIVA E DIFICULDADES PARA A REABERTURA DE BARES E RESTAURANTES

A EXPECTATIVA E DIFICULDADES PARA A REABERTURA DE BARES E RESTAURANTES -

Os impactos e as mudanças causadas pelo fechamento do comércio por conta dos últimos acontecimentos são nítidos e para muitas empresas de alimentação vem sendo devastador. Uma pesquisa realizada pela Abrasel (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE BARES E RESTAURANTES), revela a situação para a reabertura das empresas, uma análise realizada apenas na cidade de São Paulo informou que 59% dos estabelecimentos não pretende reabrir, por razões das condições impostas pelo poder público.

Para muitos, essas condições causam mais empecilhos, já que no caso de São Paulo não pode oferecer mesas nas calçadas, por conta desse número limitado de pessoas no local e o menor contato possível entre os clientes, e o horário de funcionamento que se estende no máximo ao período da tarde. No caso, de alguns estabelecimentos é viável essa abertura, mas para muitos o fluxo maior se resume no período noturno, se tornando inviável.

Nessa mesma pesquisa realizada no mês de Julho de 2020, informa que os principais motivos se resumem a essa proibição, principalmente pelo espaço que muitos dos estabelecimentos possuem e que aproveitam do limite externo para atender a um numero maior de clientes, e outra parcela da pesquisa informam que o horário disponibilizado inviabiliza a reabertura do salão, oito em cada dez bares afirmaram que não abriram se manter esse horário de funcionamento.

Em muitos bares e restaurantes o maior fluxo de vendas são no período da noite, e os procedimentos e necessidades para uma reabertura necessitam de certos custos para que as portas se abram novamente, portanto, para muitas empresas é necessário que essas vendas ocorram. Após alguns anúncios realizados para uma possível reabertura muitos estabelecimentos se preparam para que isso ocorresse, como é o caso da compra de produtos e os perecíveis são as principais preocupações. Pelo tempo de vida útil do produto, acabar perdendo por expectativas erronias de uma possível reabertura, causa um prejuízo adicional totalmente desnecessário nesse atual cenário.

É indicado que até mesmo no momento de uma reabertura pensar em oferecer aos clientes um cardápio reduzido, para que atenda as necessidades deles e não cause possíveis prejuízos aos estabelecimentos. Não deixe que os seus produtos se tornem uma dificuldade na retomada, busque alternativas viáveis para atender e ao mesmo tempo preservar o financeiro.

Lembre-se que cada estado e região vem recebendo orientações distintas conforme a situação do local, busque um planejamento para manter as expectativas controladas e não causar problemas. Busque informações dos órgãos públicos e saiba como reagir a esse momento, mantenha o seu atendimento delivery mesmo com a reabertura, afinal muitos clientes ainda irão preferir o pedido em casa.  

No caso do estado de São Paulo a abertura vem causando dores de cabeça aos empreendedores, já que disponibiliza da volta e parada a cada 15 dias, os produtos perecíveis não aguardam essa nova reabertura após um período. Isso causou e vem causando certos prejuízos para algumas empresas que estão sobrevivendo nesse período.

Em outros estados essa reabertura já vem ocorrendo, o essencial é se planejar pensando em curto prazo para uma possível abertura ou fechamento novamente. Planeje a sua reabertura com sabedoria para não causar prejuízos, pensando no possível fechamento, busque seguir as regras de higiene e atendimento, mantendo total distância entre os clientes, oferecer equipamentos necessários aos funcionários e todos os procedimentos para que retorne com possível segurança e que possa manter as portas abertas.  


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