4 TENDÊNCIAS PARA O MERCADO DA CONFEITARIA

4 TENDÊNCIAS PARA O MERCADO DA CONFEITARIA -

O mercado da confeitaria, como os demais dentro do ramo de gastronomia, busca sempre a inovação no negócio e nos produtos oferecidos. Novas decorações, novas tecnologias para atendimento e lançamento, novos produtos e sabores, e técnicas que surgem rapidamente. Confira algumas das principais tendências deste mercado.

 

ALIMENTOS SAUDÁVEIS E DE QUALIDADE     

A redução do consumo de produtos industrializados está impulsionando a compra de alimentos frescos, orgânicos e de produtores locais. Essa tendência decorrente do maior acesso a informações e busca por um estilo de vida saudável. Dentre os aspectos considerados importantes se encontra a redução do uso de agrotóxicos, podendo oferecer como resultado sobremesas saudáveis, menos processadas e com adoçantes e produtos naturais, até mesmo, veganas, que é uma novidade que vão se destacar nas confeitarias. Além do mais a adição de legumes e ingredientes naturais aos doces são ótimas escolhas para darem mais textura e sabor as sobremesas.

Os doces veganos serão uma grande tendência nas confeitarias e agregado a fotos de comida, abre espaço para sobremesas com grande apelo visual, juntando a muita calda ou creme, pouco ou sem a utilização de açúcares de cana ou com açúcares de fontes, também a utilização de leites vegetais, são alternativas para essa nova tendência do mercado.

Muitas empresas brasileiras já adotaram e investem em produtos simples do dia-a-dia do brasileiro, mas com opções saudáveis desde os tradicionais doces e salgados, como os brigadeiros com base de coco e os bolos sem glúten e sem lactose.

 

BUSCAR A SIMPLICIDADE E INVESTIR EM CRIATIVIDADE E CUSTOMIZAÇÃO  

A simplicidade nos pratos e produtos está ganhando força no setor de gastronomia, a ideia que o simples bem trabalhado se torna agradável. Será cada vez mais comum se deparar com estabelecimentos reduzindo o cardápio e focando naquilo que faz de melhor de acordo com a sazonalidade.

As porções menores e individuais, junto as possibilidades de dividir com alguém também chamada a atenção do consumidor. Afinal, é uma maneira de continuar comendo bem, mas com valores mais acessíveis. O ideal e grande segredo para aplicar essa tendência é entender o que seu consumidor aprecia e focar na qualidade daquele produto, e para agregar ainda mais é importante trazer novidades, incluindo produtos especiais e sazonais ao longo do ano.

 

GRAB AND GO

O conceito de “Grab and Go” como o próprio nome em inglês diz, trata-se de uma proposta em que o consumidor simplesmente “pega” e “vai”, ou seja, deixa o ambiente. Esse crescimento da alimentação em trânsito, produtos que permitam que o cliente o consuma em movimento tem mais espaço para crescimento. Esse é o caso do conceito atual em que muitas das confeitarias estão implantando, a facilidade em o cliente passar e pegar um produto com embalagens que permitam refeição rápida e para o consumido em movimento, e ainda os deliveries, atendendo a falta de tempo dos dias atuais.

A Grab and Go é um método onde os estabelecimentos oferecem refeições prontas, balanceadas, embaladas e dispostas para o cliente simplesmente pegar o que quer, pagar e sair.  Essa tendência ainda pode e deve vir acompanhada das refeições saudáveis, oferecendo opções leves e saborosas, mas que mantém as características dos alimentos e seu frescor.

 

INVISTIR NA EXPERIÊNCIA DE CONSUMO

E por fim, um dos desafios maiores no mercado da confeitaria e do mundo gastronômico é em geral promover e oferecer a experiencia extraordinária aos clientes, desde o atendimento, a qualidade dos produtos, o ambiente, o sabor, nós dias atuais a relação oferecida ao cliente nas redes sociais e as inovações.

É preciso prestar atenção cada vez mais nos mínimos detalhes e investir em buscar conhecimento em novos hábitos e preferencias do seu cliente. Podendo assim oferecer um menu de alta qualidade que surpreenda e que deixa a sensação de “quero mais” no cliente.

Todas essas tendências que citamos chama a atenção para um estilo de vida em que a qualidade importa mais que a quantidade, e com certeza, essa tendência será notada e bem-vinda na confeitaria. Com essa visão de mercado podemos observar que os ingredientes de alta qualidade serão priorizados, os produtos falam por si mesmo, priorizando sabor e textura que são obtidos com essa qualidade do mercado.


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