Atrair novos clientes é a garantia de sobrevivência de toda empresa, uma vez que proporciona maiores chances de crescimento, independente do seu ramo de atuação. Ainda que você tenha uma boa lista de consumidores fiéis, seu desenvolvimento e aumento dos lucros são os principais motivos para investir em novos consumidores de sua marca/produto. Não há uma fórmula mágica de como atrair clientes. Porém, há algumas técnicas simples que colocando em prática, há um grande retorno.

Confira nossa lista com 10 dicas essenciais sobre o assunto!

1 – TENHA UM BOM PLANEJAMENTO

No planejamento serão definido os fluxos e processos a serem adotados pela empresa. Será necessário pesquisa e estudo, sendo assim as operações não se sobrecarregam e você não corre o risco de ficar sem produtos para vender.

2 – CONHEÇA SEU PÚBLIVO-ALVO

Quanto mais afundo você conhecer seus clientes mais munido de informações você ficará. Afinal, quanto mais você souber sobre ele (suas preferências, o que faz, seus hábitos), etc.  será de grande vantagem para a empresa que, através do conhecimento obtido, poderá direcionar ações mais assertivas. Nesse sentido, invista em planos de estudo que averiguem as principais características do seu público, descobrindo também as maiores necessidades ou dores, apresentando o seu produto como a melhor solução disponível.

3 – CONHEÇA SUA EMPRESA

É de extrema importância entender o funcionamento de cada produto/serviço oferecido pela empresa, por isso, a equipe deve estar treinada, devendo conhecer as políticas da empresa, valores, visão e missão.

4 – ADQUIRA DIFERENCIAS COMPETITIVOS

Além de conquistar clientes novos, você irã mantê-los juntamente com os antigos. Para isso, deve entender que eles serão novos apenas para a sua empresa, já sendo  clientes de outro local. 

Para atrair e manter os clientes é necessário investir tempo e dinheiro para criar estratégias de conversão diferenciadas e atrativas em suas vendas para que o cliente escolha a sua empresa. Pode ser investimento em brindes, prazos para pagamentos, horários diferenciados para atendimentos, etc.

5 – INVISTA EM MARKETIN DIGITAL

Há inúmeras possibilidades, com e sem custo adicional, sendo que através das redes de comunicação (redes sociais, sites) você pode mapear o perfil de seu cliente e com isso identificar quais estratégias são as mais relevantes para você. Uma das principais estratégias e de graça para atrair novos clientes é ser presente nas redes sociais.

6 – DESTINE UM VALOR PARA MÍDIA PAGA

Para um maior retorno, invista uma parte do seu orçamento em anúncios online. É possível realizar uma divulgação direta com os links patrocinados, pois é feito de forma segmentada para o público correto.

7 – TENHA UM MELHOR ATENDIMENTO

O atendimento de qualidade é o ponto principal, pois é aquele em que o cliente além de fidelizar, irá indicar para seus amigos e familiares. Não importa o tamanho de sua empresa, o bom atendimento é primordial para fidelização, ganhando até mesmo de melhores preços e condições de pagamento.

8 – INCLUA PREÇOS COMPETITIVOS E OFEREÇA PAGAMENTO FACILITADO

Além da qualidade, as condições de pagamento e envio do produto também são fatores que influenciam bastante na decisão de compra do consumidor. Pensando nisso, adquira uma política de preços com base na no valor de mercado que não ofereça riscos ou prejuízos à sua empresa. Você também pode disponibilizar mais de uma forma de pagamento, sendo elas:

  • À vista em dinheiro ou pix (nessa opção é muito bom se colocar desconto);
  • À vista no cartão de débito;
  • Cartão de crédito, em uma ou mais vezes;

Você pode aplicar tanto no comércio físico ou online assegurando autonomia ao consumidor no em suas compras.

9 – PARTICIPE DE EVENTOS E PALESTRAS

É muito importante que sua empresa participe de feiras e eventos específicos para o mercado em que atua, pois fica por dentro das maiores novidades no ramo. Atualmente há também diversos eventos online, em que o custo costuma ser mais baixo do que presencial. Caso não encontre nenhum evento de seu interesse, há também a possibilidade de estar criando e fortalecendo sua empresa/marca.

10 – UTILIZE UM SOFTWARE DE GESTÃO EMPRESARIAL

Com um sistema de gestão para seu negócio também contribui para atrair novos clientes, pois com ele você tem controle de suas contas a pagar e recebimentos,. Com isso corta diversos custos excessivos, economizando podendo tornar seu produto mais competitivo no mercado aumentando, assim, suas vendas. A AJX Automação Comercial tem para você softwares de gestão empresarial para ramo alimentício e varejo, com diversas ferramentas como solução para  otimizar os processos da sua empresa! Entre em contato e conheça nossos produtos.